Vera Aleixo



Nasceu a 24 de Agosto de 1980 em Vila Nova de Gaia. Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos na Escola de Música dos Carvalhos e aos 9 anos começou a aprender saxofone na Banda Musical de Avintes. Em 1990 ingressou no Conservatório Regional de Música de Gaia, na classe de Saxofone, trabalhando com os professores António Saul, Paulo Martins e Hugo Teixeira com quem concluiu o 8º grau.

Enquanto saxofonista participou em diversos masterclass com Henk Van Twillert, Bart Kok, Daniel Deffayet e Fernando Ramos, e em diversos estágios de orquestra como a Orquestra de Sopros dos Templários e Orquestra Clássica Juvenil Bracara Augusta.

É licenciada em Ensino de Música, na variante Teoria e Formação Musical pela Universidade de Aveiro, e mestre em Música para o Ensino Vocacional na mesma Universidade, com média de 16 valores.

Em 2005 frequentou no 1º Curso de Animadores Musicais na Casa da Música com Samantha Mason, Tim Steiner, Paul Griffiths, Natalie Williams, Pete Letanka e Paulo Lameiro. Na área da pedagogia musical trabalhou com Francisco Cardoso, Ana Paula Almeida, Helena Caspurro, Sara Carvalho, Jos Wuytack e Edwin Gordon e na área da direção coral e pedagogia do canto com Edgar Saramago, Leonor Pereira, Vitor Paiva, Artur Carneiro, Basilio Astulez, László Nemes, entre outros.

Em 2017 frequentou na Hungria “Curso de Pedagogia Musical” no 29º Seminário Internacional Kodály.

Digiriu o Coro da Banda Musical de Rio Mau desde 2007 a 2015.

Enquanto professora de formação musical trabalhou na Academia de Música de Arouca, no Curso de Música Silva Monteiro, na Escola da Banda Musical de Rio Mau e no Conservatório de Música do Porto.

Desde 2003 é professora de Iniciação Musical, Formação Musical e Coro na Escola de Música de Perosinho.