Sandra Monteiro



Iniciou os seus estudos musicais na escola de Música dos S.T.C.P aos 7 anos, começando a estudar Piano e Acordeão com o Professor José Magalhães.

Ingressa no Conservatório de Música do Porto em 1995, na Classe de Oboé com a professora Elen Teles.

Em 1997 terminou o Curso de  de Prática Orquestral, variante Oboé na Escola Profissional de Música de Espinho onde estudou com os Professores Marcos Mincov, Elen Teles, Ricardo Lopes e Aldo Salvetti.

Em 2002 concluiu a Licenciatura Bietápia de Instrumento, Oboé, na classe do Professor Ricardo Lopes, na ESMAE, Escola Superior de Música do Porto, com a Classificação final de Curso de 16 Valores, tendo-lhe sido atribuído o Prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida, nesse Ano.

Em 2010 concluiu a profissionalização em Serviço na Área de Instrumento, pela Universidade Aberta e em 2019 conluiu a profissionalização em Serviço na Área da Classe de Conjunto/Música de Conjunto, também pela mesma Universidade.

Durante a sua formação como Oboísta trabalhou com várias Orquestras Portuguesas, onde se apresentou muitas vezes como solista em Corne Inglês: Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra de Câmara “Musicare”, Orquestra de Câmara da Igreja da Lapa – Porto, Orquestra Inter-Escolar de Vila da Feira, Orquestra do Norte, Orquestra de Câmara do Distrito de Braga, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, em Tomar, entre outras.

Salientou-se ainda como Solista com as Orquestras de Câmara de Pedroso, com a Orquestra de Cordas da Escola Profissional de Espinho, com Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira e Orquestra do Salão Jardim Passos Manuel do Coliseu do Porto e Orquestra de Cordas da Escola de Música de Perosinho. Orientou ainda masterclasses de Oboé em Tomar e em Ourém. Fez trabalho de música de Câmara para projetos ligados ao Curso de Composição da ESMAE, assim como também trabalhou em Quarteto de Madeiras, ao longo da sua formação no Ensino Superior.

Participou em várias Masterclasses de Oboé orientadas por Oboítas de renome Internacional: Aldo Salvetti, Diethelm Jonas, Cristian Wetzbel, Thomas Indermuhle, Stephen Schilli, Alex Klein, Klaus Becker, Andreas Whittmann e Emanuel Abhul.

Ainda na sua formação, destaca-se o Curso Secundário de Canto, obtido no Ano de 2008 na classe da professora Luísa Barriga, obtido na Escola de Música de Perosinho.

Tem uma longa experiência como docente, desde o Ano 2000, onde já passou por várias Escolas, dentre elas: Conservatório do Vale do Sousa,  Conservatório de Música de Agueda, Academia de Música de Santa Maria da Feira, Escola Municipal da Póvoa de Varzim,  Escola Profissional de Música de Mirandela, Academia e Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e Academia de Música de Vilar do Paraíso. Lecciona ainda desde 2000 na Escola de Música de Perosinho, onde se destaca também como Docente de Classes de Conjunto – Côro, e onde passa também por uma longa experiência como Diretora Pedagógica entre os Anos 2009 a 2019.

Conta ainda com a participação ao longo destes Anos em inúmeras Formações, de onde se destacam: Formações várias no âmbito de Projetos Erasmus+ (Intercâmbio de alunos e Formação de Professores), Formação na Área da Docência e na Área da Gestão e Organização Escolar, de onde se salientam algumas: Pedagogia e Didáctica do Canto para a Voz Infantil, A Avaliação no Ensino Especializado da Música, Seminário de “Técnica de Alexander”, A Motivação na Aprendizagem da Música e Treino Mental da Performance, Motivação e Musicologia, Cursos de Direção Coral, Cursos de Pedagogia Musical, Formação em Avaliação Externa das Escolas, Seminários de Gestão Escolar, dentre muitas outras.