Pedro Barbosa



Pedro Miguel Pereira Barbosa, nascido em Vila Nova de Gaia a 23/04/1985, iniciou os estudos musicais aos 12 anos na classe de trompete da Escola de Música de Perosinho, onde concluiu o 5º grau sob orientação dos professores Jaime Barbosa, Susana Silva e Telmo Barbosa.

Aos 17 anos, ainda na Escola de Música de Perosinho, inicia os seus estudos na classe de contrabaixo sob orientação do professor Joel Azevedo.

Em 2004, ingressa na classe de contrabaixo da Escola Profissional de Música de Espinho, no curso de Prática Orquestral sob orientação da professora Nádia Choi.

Em 2007, ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa, Curso: Licenciatura em Música, Variante de Execução, Ramo: Instrumentos de Arco, Sopro e Percussão (Contrabaixo), sob orientação do professor Ioury Axenov e posteriormente sob orientação do professor Manuel Rego, concluindo em 2012.

Ingressa em 2015 no curso de Mestrado em Ensino da Música, área de especialização de Instrumento (Contrabaixo – Subgrupo M06) e Música de Conjunto (Grupo M32), na Escola Superior de Música de Lisboa sob orientação do professor Manuel Rego, concluindo em 2017.

Colaborou com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Clássica da Madeira, Banda Sinfónica Portuguesa, Camerata AMICIS, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Clássica de Cascais Oeiras, Orquestra Clássica de Almada, Orquestra Ibérica, Ensemble Barroco de Sintra, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra d’Almada, Orquestra Filarmónica Portuguesa e Orquestra Costa Atlântica.

Participou em Masterclasses de Contrabaixo orientadas por Matthew McDonald, Wolfgang Güttler, Thierry Barbé, Michael Wolf, Gary Karr, Lutz Schumacher, Alejandro Erlich Oliva, Iouri Axenov, Catalin Rotaru, David Murray, Christophe Béreau, Nuno Arrais, Jörg Linowitzki, Edisson Ruiz e Marc Ramirez. Participou ainda em quarteto de contrabaixos na Masterclass de Música de Câmara orientada por Pavel Gomziakov.

Em 2009, ingressou na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana (GNR), mas de momento encontra-se de licença sem vencimento, tendo anteriormente passado pela Banda Sinfónica do Exército Português em 2007.

Desde 2010, lecionou a disciplina de contrabaixo em vários conservatórios, tais como, Conservatório Regional do Montijo, Conservatório de Música de Lisboa, Conservatório Regional Silva Marques, Conservatório de Música de Almada, Conservatório de Artes Performativas de Almada, Escola de Música do Orfeão de Leiria e as disciplinas de Contrabaixo, Naipe e Orquestra no Projeto Orquestra Geração – Sistema Portugal, pela Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.

Atualmente exerce a função de docente da disciplina de contrabaixo e classe de conjunto na JOBRA – Conservatório de Música e Escola Profissional, e contrabaixo na Escola de Música de Perosinho, Academia de Música de Espinho e Academia de Música de Paços de Brandão.