Luísa Barriga



Nasceu em Lisboa e fez a sua formação em Canto e Piano na Academia de Música de Santa Cecília de Lisboa com a Cantora Soprano Elsa Saque. Prosseguiu para a Licenciatura em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa onde estudou com Helena Pina Manique e Luís Madureira. Finalizou Mestrados em Performance e em Ensino da Música na Universidade de Aveiro com duas teses distintas sobre o intermezzo “Il Segreto di Susanna” de Wolf-Ferrari que interpretou em dois espetáculos no Porto em estreia nacional na versão de ensemble instrumental e “Aferição de Repertório de Canto” com Susana Sardo, António Salgado e Filipa Lã.

Foi Membro do Coro Gulbenkian. Realizou Masterclasses com Gundula Janowitz na Alemanha e Áustria, Manuel Cid, Enza Ferrari, Dalton Balwin e Lorraine Nubar, Marc Tardue e com Paulo Ferreira.  Foi Membro do Estúdio de Ópera/ Casa da Música desde 1999 até 2006.

Cantou papéis nas Óperas de Gluck (L’Ivrogne Corrigé), Haendel (Rodelinda e Ottone), Mozart (Bodas de Fígaro), Janacék (A Raposinha Matreira), Verdi (Rigoletto), Offenbach (Le Fifre enchantée), Bernstein (excertos de “Candide”) Britten (Midsummer’s Night Dream e Let’s make an opera/ The Little Sweep). Fez parte do elenco da Ópera Portuguesa “Guerras de Alecrim e Manjerona” de António José da Silva e realizou inúmeros espetáculos pelo país, tendo sido gravada e transmitida no programa Dois Séculos de Ópera Portuguesa na Antena 2. Participou ainda na Ópera “Amor de Perdição” de João Arroyo na sua remontagem moderna em 2000. Realizou Recitais de Música de Câmara e Concertos com Orquestra, tendo estreado várias obras de compositores portugueses (Fernando Lobo, Pedro Faria Gomes, Telmo Marques) e estrangeiros (H.Birtwistle e David Chesky), tendo gravado para a RTP, Porto Canal e para a Antena 2. Em Oratória interpretou Cantatas BWV 51 e 147 de J.S.Bach, Cantata “Lungi dall’idol mio” de A.Caldara, “Jesu meine Freude” de Buxtehude, Stabat Mater de Pergolesi, Missa em Sol M de Carlos Seixas, Gloria de Vivaldi, 9a Sinfonia de Beethoven, Requiem de Gossec e Magnificat de John Rutter.

Participou em Recitais nos Festivais de Música de Aveiro, Caminha, Coimbra, Caldas da Rainha, Paços de Brandão, Viana do Castelo e Faro. Foi Narradora em obras como Dracula (D. del Tredici), O Carnaval dos Animais (Saint-Saens), Christian Zeal and Activity (J.Adams), Philomela (James Dillon) e Fada Má/Verde em A Bela Adormecida (Respighi) com o Remix Ensemble. Participou no CD “A Música de Junqueiro”, Ópera “Philomela” de James Dillon como Voz do Coro e Livro CD “Beatriz, usa o nariz” ligado ao uso da respiração infantil e cuidados vocais.

Participou em diversos concertos como solista da Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura. Canta regularmente como Membro do Coro Casa da Música. Foi premiada no Concurso Nacional de Canto Luiza Todi e no Concurso de Música de Interpretação do Estoril. Foi Docente de Canto e Coro do Conservatório de Música do Porto. Atualmente leciona Canto e Coro no PALLCº (Porto) e Escola de Música de Perosinho onde colabora em diversas iniciativas artísticas.