
Luis Silva
“Oriundo de famílias com raízes no concelho de Arouca (Cabeçais, Fermedo) e Gaia (Perosinho), iniciou os seus estudos musicais (violino) na Academia de Música de Espinho com Fernando Ferreira e José Camarinha. De 1989 a 1993 frequentou a Escola Profissional de Música de Espinho tendo sido aluno dos professores José Luís Duarte, Carlos Fontes e Anna Kratochvilová.
Depois de 1992 passa a dedicar-se à viola d’arco como aluno do professor Ryszard Woycicki, com quem concluiu os estudos superiores na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Realizou estudos particulares com a professora Barbara Friedorff tendo também frequentado vários cursos de aperfeiçoamento musical, contatando com professores como Anabela Chaves, Burton Kaplan, Jean Sulem, Reiner Moog, Janos Devich entre outros.
Em 1994 foi-lhe atribuído o Primeiro Prémio na VIII Edição do Concurso Prémio Jovens Músicos da RDP na modalidade de Viola d’arco.
Apresentou-se a solo com a Orquestra de Câmara Musicaré, Orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho, Orquestra Clássica da Madeira, European Medical Studants Orchestra e Orquestra Sinfónica Portuguesa, tendo realizado gravações para a RTP, RDP-Antena 2, Numérica e EMI Classic.
É violetista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música (ex-Orquestra Nacional do Porto) desde Setembro de 2000, mantendo igualmente actividade regular em formações de musica de câmara com as quais se tem apresentado em diversas salas e festivais de música por todo o país, das quais entre outros se podem destacar projetos como Quarteto Camões, Camerata senza Misura, Solistas da Sinfónica e Tubax entre outros.
Mantêm atividade docente regular desde 1995, tendo integrado o corpo docente de escolas como a Academia de Música de Espinho, a Academia de Música de Santa Maria da Feira, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, o Conservatório de Música da Maia, o Conservatório de Musica do Porto, assim como da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Escola de Música Guilhermina Suggia no Porto, onde integrou as respectivas Direcções Pedagógicas.
Integrou o júri dos concursos de instrumentistas Paços Premium e Concurso de Arcos do Alto Minho, Concurso de Regional de Arcos em Braga, tendo igualmente ministrado cursos de aperfeiçoamento musical em Aveiro, Espinho, Paços de Brandão e Porto.
É regularmente chamado a colaborar como musico de estúdio em projetos com artistas e grupos nacionais como Silence 4, David Fonseca, Vozes da Rádio, Pedro Abrunhosa, Maria João e Mário Laginha, Mesa, André Indiana, Mónica Ferraz, Paião entre outros.
No ultimo ano lectivo (2018/19) leccionou na Escola de Música Guilhermina Suggia no Porto e Escola de Música de Perosinho, à qual está também institucionalmente ligado, ocupando de momento o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral de Socios do Grupo Musical da Mocidade Perosinhense.
É membro da direcção da APVdA – Associação Portuguesa da Viola d’arco com a qual colabora intensamente desde a sua fundação na promoção, desenvolvimento pedagógico do instrumento em iniciativas nacionais e de âmbito internacional em torno da Viola d’arco. “