
Anabela Araújo
Anabela Araújo iniciou os estudos musicais na Banda Musical e Cultural da Vila de Rio de Moinhos, prosseguindo os seus estudos oficiais na Academia de Música de Castelo de Paiva. Em 2000 e durante 4 anos consecutivos foi premiada, tendo obtido três 1.º Prémios e um 2.º Prémio no concurso “Olimpíadas Musicais” desta escola.
Licenciou-se em Educação (ESEP), paralelamente aos seus estudos musicais. Posteriormente ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor José Massarrão, onde obteve o seu segundo grau de licenciada, agora em Execução (Saxofone) assim como o grau de Mestre em Ensino da Música (Saxofone).
Frequentou cursos de aperfeiçoamento com Mario Marzi, Henk Van Twillert, António Felipe Belijar, Jerôme Laran, Fernando Ramos, entre outros, assim como trabalhou com formadores de cariz pedagógico de nível internacional: Jesus Olivetti, Susan Hallam, Franck Liebsher, Paul Griffits, Susan Simnán, Jos Wuytack e Mark Mekelburg.
Tem colaborado com algumas orquestras sinfónicas, nomeadamente: Orquestra Sinfónica portuguesa, Orquestra do Algarve (Orquestra clássica do Sul), Orquestra Sinfonietta, tendo tido a oportunidade de trabalhar com os maestros Antonio Pirolli, Joana Carneiro, Domenico Longo, Timothy Brook, Cesário Costa, Jesus Olivetti, Lawrence Marks, Alberto Roque, Luís Carvalho, Délio Gonçalves, Paulo Martins e Manuel Bonachera.
Nos vários anos de experiência docente destaca-se o projeto especial Orquestra Geração e a Escola de Música do Conservatório Nacional.
Atualmente exerce funções no Conservatório de Música do Porto e na Escola de Música de Perosinho, onde tem cooperado e sido parte integrante no desenvolvimento e crescimento da classe de saxofone. “