Liliana Aparício



Liliana Aparício é natural de Viseu.

Iniciou os seus estudos musicais em 1998, com o Prof. Bruno Cabral.

Entre 2001 e 2009 frequentou o Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão de Viseu, tendo terminado o Curso Complementar Supletivo de Instrumento (Acordeão), na classe do Prof. Abel Moura.

Em 2009, ingressou na Universidade de Aveiro na Licenciatura em Música, variante de Acordeão, tendo concluído a mesma em 2012. Em 2014, terminou o seu Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, variante em Ensino de Música – Acordeão.

Participou também em alguns concursos nacionais de Acordeão, onde obteve alguns prémios.

Já trabalhou com grandes nomes do Acordeão de nível nacional e internacional, nomeadamente, Aníbal Freire, João Frade, Gonçalo Pescada (Portugal), Vladimir Zubitsky (Rússia), Richard Galliano (França), Owen Murray (Inglaterra), Gorka Hermosa (Espanha), Olivier Douyez (Bélgica), Hanzhi Wang (China), entre outros.

Em 2015, ingressou no Doutoramento em Estudos Contemporâneos no Ceis20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra, tendo sido conferencista em Conferências nacionais e internacionais e tendo publicado alguns artigos científicos em revistas científicas internacionais, nas áreas da Música e Medicina, Música e Educação e Música e Filosofia (nomeadamente nas Revistas Mneme e Medical Problems of Performing Artists).

Em 2017, fez parte do Júri Nacional/ Internacional do 23º Troféu Nacional/ 3º Concurso Internacional de Acordeão, inserido na 21ª Semana Internacional de Acordeão de Alcobaça, como elemento convidado.

Entre 2017 e 2019, fez algumas formações em Inglaterra e Espanha, no âmbito do Projeto Erasmus+, nas áreas da Música e Comunidade e Improvisação (Criação e (Des)construção Musical), tendo trabalhado também com diferentes formadores e músicos da Bournemouth Symphony Orchestra (Inglaterra) e da ESMUC (Escola Superior de Música da Catalunha – Barcelona – Espanha).

Ao longo dos últimos anos tem colaborado em inúmeros projetos a solo, em música de câmara e em orquestra. Participou e organizou inúmeros eventos relacionados com o Acordeão, de destacar o Festival de Acordeão do Porto, em que é diretora artística em conjunto com o professor Vítor Monteiro. Desde 2019, é Diretora Pedagógica da Academia de Música da Associação Recreativa e Cultural de Serzedo e pertence a alguns projetos de música, a solo e com outros grupos de instrumentistas, de salientar o CANTUSd’Alma, Duo Guitarra e Acordeão e Trio Acordeão, Flauta Transversal e Saxofone.

Neste momento, está a prosseguir os seus estudos de Doutoramento na Universidade de Coimbra e é docente no Conservatório de Música de Barcelos, na Academia de Música de Vilar do Paraíso, na Escola de Música de Perosinho, na Academia de Música de Paços de Brandão, na Academia de Música da Associação Recreativa e Cultural de Serzedo, na Escola de Música da Juventude de Sanguedo e na Escola de Música Compassos de São Gabriel, em Santa Maria da Feira.