Projetos Internacionais /

Conheça aqui os nossos projetos internacionais

Plano de Desenvolvimento Internacional

Iniciada em 2009 a estratégia de internacionalização da EMP começou por ter como objetivo a procura de boas práticas, através de atividades de visitas de estudo e benchmarking. No entanto, com a participação e desenvolvimento de projetos de âmbito artístico e pedagógico, a consciência acerca dos benefícios a nível pessoal e institucional acerca destes projetos tem vindo a aumentar. Por essa razão, o investimento de recursos da escola para as candidaturas a projetos internacionais, assim como o desenvolvimento de colaborações com outros parceiros internacionais, continuará a ser uma prioridade para a EMP. A direção pedagógica da EMP decidiu desenvolver um Plano de Desenvolvimento Internacional, definindo projetos e estratégias para aceder a fundos de financiamento (especialmente programas Europeus) que permitam o desenvolvimento de parcerias e contactos que possam contribuir para a melhoria do projeto da EMP. Para além das óbvias vantagens para o incremento da motivação dos alunos, estes projetos permitem tomar conhecimento de outras realidades educativas e sociais. O contacto entre crianças e jovens oriundos de países tão diferentes contribui para o cumprimento de objetivos intangíveis, como o respeito pelo outro e pela diversidade. Para além desses objetivos, também se desenvolvem valores estéticos e artísticos pelo contacto com línguas, hábitos e culturas diferentes.
Para a EMP, os projetos internacionais têm duas vertentes importantes:
. De âmbito musical: 1) a procura de práticas de ensino de música através do conhecimento de outras realidades nesta área e 2) o intercâmbio de alunos de música através da projetos musicais colaborativos
. De âmbito geral: 1) o conhecimento de realidades e culturas diferentes; 2) o desenvolvimento do respeito e valorização da diferença e 3) o desenvolvimento de competências linguísticas e relacionais.
Nos próximos anos a estratégia de desenvolver os projetos internacionais manter-se-á, estando já a ser desenvolvidos contactos para a apresentação de candidatura ao programa Erasmus+Ka1 e Ka2.

01-09-2009

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Ano 2009. Programa Transversal “Visitas de Estudo” Visi

As visitas de estudo do Programa Transversal da Comissão Europeia, destinados a responsáveis por escolas ou outras instituições educativas e decisores políticos no âmbito da educação tinham dois objetivos principais: 1) o conhecimento de boas práticas educativas e 2) o contacto com responsáveis de instituições com vista à criação de futuros projetos de parceria entre escolas. Com esses objetivos em mente, o diretor pedagógico da EMP deslocou-se a Antalya para tomar conhecimento de algumas práticas educativas no âmbito da formação genérica, vocacional e profissional de crianças e jovens de todas as faixas etárias, não apenas no país visitado, mas também de todos os outros países envolvidos na visita (Itália, França, Inglaterra, Escócia, Polónia e Espanha). Cada um dos participantes teve a oportunidade de fazer uma apresentação do sistema educativo do seu país e de ouvir especialistas turcos na área da educação. Foi nesta visita de estudo que se desenvolveram contactos para a candidatura ao projeto Comenius “Water my Flower”.

04-09-2009

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Ano 2010. Brasília/Brasil – Projeto “Língua Mãe” P

In Costa, João (2010). Jornal dos Carvalhos. Escola de Música de Perosinho na comemoração dos 50 anos de Brasília. Escola de Música de Perosinho na comemoração dos 50 anos de Brasília

“Três continentes, três países, três coros, uma só língua!”. Foi assim apresentada a proposta para a participação no projecto “Língua Mãe”. Fomos desafiados a encontrar cerca de sessenta crianças entre os sete e os dez anos de idade para a realização de um workshop musical, após o qual, apenas trinta dessas crianças seriam seleccionadas para se juntar a mais trinta angolanas e sessenta brasileiras para a criação de um grupo de cento e vinte vozes. Um projecto com o propósito de juntar estas crianças já seria extremamente motivador mas, juntando a este aspecto o facto de o projecto contemplar a participação num concerto com orquestra sinfónica, uma interacção muito significativa e próxima com Naná Vasconcelos, numa das salas de espectáculo mais importantes do Brasil (Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional de Brasília) e, ainda por cima, num evento de grande importância em termos internacionais (a comemoração dos 50 anos da cidade de Brasília), implicando a viagem e a permanência em Brasília durante dez dias, então podemos afirmar que este projecto “só acontece uma vez na vida de uma criança e de uma escola”.

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Projecto “Língua Mãe”
A ideia do “Língua Mãe” foi do percussionista Naná Vasconcelos, considerado por várias vezes, o melhor percussionista mundial. Naná tem feito trabalho musical muito diverso, colaborando com alguns dos melhores músicos mundiais; um dos seus trabalhos mais significativos foi o projecto “ABC Musical”, no qual ele reuniu crianças de vários locais do Brasil, com quem trabalhou músicas do repertório popular brasileiro. O culminar do projecto foi a apresentação em concerto com Orquestra liderada pelo Maestro Gil Jardim. Foi notório o entusiasmo das crianças e a enorme emoção causada a todas as pessoas que assistiram aos concertos. O projecto “Língua Mãe”, apesar de ter os mesmos objectivos artísticos do “ABC Musical”, pretendia ir mais além e incluir uma dimensão mundial: reunir crianças dos três continentes que fazem a matriz cultural do Brasil (Europa, África e América do Sul), numa celebração da língua portuguesa. Para além do concerto como produto final do projecto, existia também a intenção de realizar um documentário (da responsabilidade de Léo Falcão e Fernando Weller) que abordasse as diferentes formas de viver a infância nos três países: a forma como vivem com as suas famílias, como estudam, como brincam, etc. Um outro objectivo seria do documentário seria o relato do relacionamento entre as crianças durante o tempo que permanecessem em Brasília. Resumindo: o projecto “Língua Mãe” contemplava vários objectivos:
1. Celebrar os 50 anos de Brasília e a influência das culturas europeia e africana na construção do Brasil;
2. Documentar as diferenças e semelhanças na forma de ser criança nos vários países;
3. Proporcionar um espaço de relação entre as crianças e a sua participação num projecto artístico de grande interesse musical e cultural.
4. Divulgar junto das escolas públicas brasileiras, através da distribuição do Documentário e do DVD do Concerto, os méritos de um projecto de intervenção na área da diversidade e cidadania através da música.

A avaliação do projecto
Um projecto desta envergadura terá de ser analisado de uma forma muito profunda, de acordo com todas as suas dimensões:
Na primeira fase do projecto, Naná Vasconcelos deslocou-se à Escola de Música de Perosinho (EMP) para a realização de três dias de workshops. Para além de divulgar o seu instrumento predilecto, o berimbau, presenteando as crianças por diversas vezes com “concertos privados”, ensinou histórias e canções de vários locais do Brasil; muitas dessas canções relatam personagens e acontecimentos que têm origem em lendas portuguesas (por exemplo, a referência à “Nau Catarineta” a aos marinheiros que vieram d’além mar). As crianças estiveram sempre extremamente curiosas e interessados, passando a cantar constantemente as canções aprendidas, sem nunca descurar o sotaque brasileiro. Depois, deu-se uma longa espera de mais de um mês. Neste período realizaram-se alguns ensaios para relembrar o que se tinha aprendido. No dia 11 de Abril partimos. Na EMP reuniram-se as crianças e os seus familiares e, apesar da emoção, a partida deu-se sem grandes “dramas” (pelo menos por parte das crianças). Fez-se a viagem de autocarro até ao aeroporto de Lisboa onde nos encontramos com as crianças angolanas: quando os portugueses ouviram os angolanos a cantar, começaram também e o encontro deu-se a cantar uma das peças ensaiadas pelo Naná – foi a primeira “ponte” construída entre estas crianças que não se conheciam. A viagem de avião, apesar da excitação de alguns, correu muito bem e, quando chegamos a Brasília, durante a espera pelas malas, todas as crianças portuguesas e angolanas se misturaram e começaram a brincar juntas, ensinando umas às outras as suas brincadeiras. Logo a partir deste momento, qualquer diferença que poderia existir na cabeça de qualquer um se esfumou, existindo uma procura constante de ambos os lados para brincadeiras comuns. Durante os dias seguintes sucederam-se os ensaios com o Naná, com o Maestro e com os percussionistas convidados. Tivemos também vários momentos de interacção com as crianças brasileiras, nomeadamente no dia em que visitamos a sua escola, na cidade periférica de Ceilândia; aí fomos muito bem recebidos e as crianças puderam brincar mais à vontade, sem o controlo tão cerrado dos adultos. Dessa visita podemos salientar o torneio de futebol entre os três países onde, para além de termos ganho o torneio, contribuímos um pouco para a igualdade de género: os rapazes brasileiros impediram que as meninas jogassem porque, segundo eles, “as meninas não sabem jogar à bola”… Após algumas negociações, conseguimos que entrasse uma menina em cada equipa e, para surpresa dos rapazes, acabou por ser uma menina a melhor marcadora e a melhor jogadora do torneio. Uma outra actividade foi a visita a um museu de uma outra cidade periférica chamada Planaltina. Aí ficamos a saber que os responsáveis pelo desenvolvimento do planalto central brasileiro foram portugueses da cidade de Guimarães com os apelidos de Monteiro e Guimarães. O contacto entre as crianças e os seus pais era feito de uma forma quase diária através do skype (vídeo conferência) e também pelos filmes que iam sendo colocados no youtube na página do facebook da EMP. Esses filmes iam relatando todas as actividades diárias das crianças, para além de outras curiosidades que iam acontecendo. Foi uma forma muito interessante de os pais participarem activamente no projecto, apoiando constantemente todos os participantes através das suas mensagens de incentivo. O projecto culminou com o concerto, realizado no dia 20 de Abril. As crianças brasileiras estavam de azul, as portuguesas de vermelho e as angolanas de amarelo. Começou primeiro a orquestra, à qual se juntou o Naná. Depois, as crianças brasileiras entraram a cantar uma peça infantil chamada “Na corda da viola”, seguindo-se as portuguesas ao som do “Milho Verde” (contribuição de Portugal para este “caldo de culturas” - um enorme sucesso!!!); por fim, o grupo angolano entrou a dançar. O concerto continuou com as músicas ensaiadas pelo Naná e, para além da beleza das canções e dos arranjos orquestrais, foi extremamente emocionante a absorção de tantas outras mensagens implícitas e explícitas, também reforçadas por imagens do documentário. Terminou o concerto com uma mistura de todas as crianças, num acto simbólico de união e diversidade.

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João Costa
Director Artístico da Escola de Música de Perosinho

11-04-2010

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Ano 2011. Programa Comenius – Projeto “Water my Flower"

O projeto Comenius “Water my Flower” foi da iniciativa de uma escola Turca, de Antalya. Os contacto desenvolvidos durante a visita a Antalya no âmbito do Programa Transversal “Visitas de Estudo” permitiram a criação de um grupo de escolas de vários países europeus (Turquia, Portugal, Roménia, Polónia e Espanha) que se candidataram a um projeto Coménius denominado “Water my Flower”, com o objectivo de permitir o conhecimento e a aceitação das culturas dos diferentes países através da simbologia associada às flores. Este projeto permitiu que os alunos da escola se apresentassem em concerto na Polónia e em Antalya, Turquia. O culminar do projecto foi a participação no Festival Internacional de Flores de Antalya.

01-09-2011

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Ano 2012. Bona/Alemanha – Programa Transversal “Visitas

Com os mesmos objectivos referidos anteriormente, o professor responsável pelos projetos e pela direção artística da EMP deslocou-se a Bona no âmbito de uma visita de estudo do programa transversal com o título “Recognition and validation of non-formal and informal learning in Germany” inserido no tema de “Validation of non-formal and informal learning”. A escolha deste tema deveu-se à importância dada pelo projeto Educativo da EMP aos contextos e experiências informais, uma dimensão educativa cada vez mais valorizada, inclusivamente pelo mercado de trabalho, reconhecendo que a participação em projetos colaborativos de âmbito desportivo, social ou artístico desenvolvem algumas das competências imprescindíveis para a inserção em equipas de trabalho.
Fazendo uma avaliação da visita, o único aspeto que se considera menos positivo, e que não foi de acordo às expectativas iniciais, foi o facto de toda a discussão estar muito centrada nos processos de “validação” e “reconhecimento formal”, em vez de discutir quais as experiências a promover.
No que diz respeito a medidas que, a partir da visita, poderiam ser implementadas na EMP, a principal medida que gostaríamos de implementar (mas depende de recursos humanos e técnicos) é um sistema de registo de todas as atividades e projetos em que os alunos participam ao longo da sua vida escolar. Este sistema seria um portfólio similar ao que se faz, por exemplo, na Alemanha (ProfillPass). Na nossa realidade está pensada a implementação de uma Caderneta Artística.

01-09-2012

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Ano 2014. Programa Erasmus+ Ka2 – Projeto THEIA

O projeto THEIA envolveu escolas parceiras de Portugal, Espanha, Eslováquia, República Checa e Turquia. No que diz respeito aos objetivos, atividades e resultados propostos, devemos afirmar que, embora com a necessidade de fazer algumas alterações na implementação devido às limitações ao nível da organização do currículo, os objetivos foram todos atingidos ou ultrapassados.
Segundo a proposta inicial do projeto, deveríamos promover a transformação por: 1) Aumentar e melhorar o grau de conhecimento de nossos alunos sobre questões ecológicas e ambientais; 2) Transformar nossos alunos em disseminadores naturais locais e regionais de práticas ambientais adequadas; 3) Estabelecer sistemas apropriados de triagem e gestão de resíduos nas nossas escolas, avaliando os melhores métodos disponíveis, recomendações oficiais e histórias de sucesso e 4) estabelecendo métodos para economia de água e energia. Por não termos tempo específico para trabalhar com os alunos nestas matérias, a gestão administrativa e pedagógica da escola decidiu implementar medidas visíveis para garantir a redução de comportamentos ambientais nocivos. Algumas dessas medidas foram: 1) colocar nos espaços públicos da escola lixeiras para separar o lixo (vidro, papel, plásticos); 2) acabar com o uso de toalhas de papel para secar as mãos; 3) pedir aos alunos para recolher tampas de plástico de garrafas e outros materiais para usar num painel de parede (os materiais que não foram utilizados foram enviados para reciclagem), 4) reduzir a quantidade de água gasto pela redução do fluxo de torneiras; 5) mudar a oferta do bar da escola tentando reduzir o consumo de alimentos pouco saudáveis, mas também alimentos que vêm de lugares distantes (implica transporte e, consequentemente, poluição) e 6) reduzir a quantidade de cópias usadas nas salas de aula. Embora estas medidas não fossem o resultado da iniciativa dos alunos, eram visíveis para toda a comunidade escolar e tiveram um impacto ambiental positivo.
As principais atividades realizadas no âmbito do THEIA foram:
1. Participação em questionários e projeto sobre a distância percorrida pelos alimentos consumidos pelos alunos;
2. Criação de uma página de blog onde estudantes e professores relataram o seu envolvimento no projeto (https://theiaper.wordpress.com)
3. Participação num concerto com grupos de música locais em Levice (Eslováquia)
4. Adaptação da música "Happy Day", cantada por todos os parceiros no jantar de despedida em Portugal
5. Ensaio aberto da Cantata Europa (16 de abril de 2015), onde o projeto THEIA foi apresentado a todos os envolvidos. Além de informações sobre os objetivos do projeto, também fizemos uma apresentação sobre o tema e o texto da cantata (relacionado com a criação e valores da Europa).
6. Criação de um painel na entrada da escola para exposição de fotos e informações relacionadas com o projeto THEIA
7. Aula de música para estudantes do Ensino Secundário em Tenerife pelos professores que se deslocaram no âmbito de uma Reunião Transnacional de Projeto
8. Participação no Concerto THEIA em Tenerife (Espanha) com um coral local
9. Planeamento, execução e apresentação do projecto artístico CANTATA EUROPA, envolvendo todos os alunos da escola, pais, professores e colaboradores das escolas parceiras locais
11. Workshop com alunos tendo como objetivo a criação de um painel de parede feito de material reciclado.
12. Workshop com alunos THEIA e alunos de escola da Galiza para participação no Concerto THEIA
13. Apresentação de obra acerca das tradições Portuguesa (Colégio Internatos dos Carvalhos) e Conto Infantil (“Margarida e as Cenouras” de Manuel Guedes) acerca de comida saudável e ambientalmente sustentável, com a participação de uma das orquestras da EMP
14. CANTATA EUROPA (Europarque) - Concerto sobre os valores europeus e criação de um património comum, valorizando a diversidade entre os países
15. CONCERTO THEIA/DIA DA EUROPA – incluiu a participação de alunos e professores das escolas parceiras e a apresentação do musical infantil “EARTH DAY”, com todos os coros infantis da EMP e orquestra.
16. CONFERÊNCIA THEIA – para apresentação e disseminação dos resultados intelectuais do projeto.

O Projeto THEIA foi o resultado de um trabalho muito implicado por parte de todos os envolvidos e denotou uma maior capacidade da EMP de desenvolver projetos de grande dimensão e com grande impacto para toda a comunidade educativa e comunidade alargada.

01-09-2014

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Projeto Erasmus+ Ka1 Per Formar

O projeto Erasmus+ Ka1 Per Formar pretende avaliar e questionar as práticas no sistema de ensino de música em Portugal, testando novas abordagens e estratégias pedagógicas, no sentido de promover melhorias ao nível do currículo no ensino especializado de música. Sendo um sistema de ensino com uma abordagem pedagógica muito tradicional, tem havido dificuldade em adaptar as práticas às constantes mudanças na população de estudantes de música. Este projeto pretende ser a primeira fase de um movimento de transformação: a partir de experiências formativas de professores e responsáveis pela gestão pedagógica e artística da escola, assim como pelo desenvolvimento de projetos piloto experimentais, iniciar-se-ão discussões acerca do ensino de música, tendo como tema central o papel e as práticas da música em conjunto

12-11-2017

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