Projeto Internacional /

Ano 2012. Bona/Alemanha – Programa Transversal “Visitas

Ano 2012. Bona/Alemanha – Programa Transversal “Visitas

Foto

Data

01-09-2012

Descrição do Projeto

Com os mesmos objectivos referidos anteriormente, o professor responsável pelos projetos e pela direção artística da EMP deslocou-se a Bona no âmbito de uma visita de estudo do programa transversal com o título “Recognition and validation of non-formal and informal learning in Germany” inserido no tema de “Validation of non-formal and informal learning”. A escolha deste tema deveu-se à importância dada pelo projeto Educativo da EMP aos contextos e experiências informais, uma dimensão educativa cada vez mais valorizada, inclusivamente pelo mercado de trabalho, reconhecendo que a participação em projetos colaborativos de âmbito desportivo, social ou artístico desenvolvem algumas das competências imprescindíveis para a inserção em equipas de trabalho.
Fazendo uma avaliação da visita, o único aspeto que se considera menos positivo, e que não foi de acordo às expectativas iniciais, foi o facto de toda a discussão estar muito centrada nos processos de “validação” e “reconhecimento formal”, em vez de discutir quais as experiências a promover.
No que diz respeito a medidas que, a partir da visita, poderiam ser implementadas na EMP, a principal medida que gostaríamos de implementar (mas depende de recursos humanos e técnicos) é um sistema de registo de todas as atividades e projetos em que os alunos participam ao longo da sua vida escolar. Este sistema seria um portfólio similar ao que se faz, por exemplo, na Alemanha (ProfillPass). Na nossa realidade está pensada a implementação de uma Caderneta Artística.

Eventos Associados

"De momento não existem eventos associados a este projeto internacional. Se tiver alguma dúvida saiba que nos pode contactar. Estamos disponíveis para o esclarecer."
EMP

Galeria do Projeto

"Ainda não foram adicionadas fotos ao projeto. Saiba que estamos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida. Sinta-se à vontade para nos contactar."
EMP