Projeto Internacional /

Ano 2014. Programa Erasmus+ Ka2 – Projeto THEIA

Ano 2014. Programa Erasmus+ Ka2 – Projeto THEIA

Foto

Data

01-09-2014

Descrição do Projeto

O projeto THEIA envolveu escolas parceiras de Portugal, Espanha, Eslováquia, República Checa e Turquia. No que diz respeito aos objetivos, atividades e resultados propostos, devemos afirmar que, embora com a necessidade de fazer algumas alterações na implementação devido às limitações ao nível da organização do currículo, os objetivos foram todos atingidos ou ultrapassados.
Segundo a proposta inicial do projeto, deveríamos promover a transformação por: 1) Aumentar e melhorar o grau de conhecimento de nossos alunos sobre questões ecológicas e ambientais; 2) Transformar nossos alunos em disseminadores naturais locais e regionais de práticas ambientais adequadas; 3) Estabelecer sistemas apropriados de triagem e gestão de resíduos nas nossas escolas, avaliando os melhores métodos disponíveis, recomendações oficiais e histórias de sucesso e 4) estabelecendo métodos para economia de água e energia. Por não termos tempo específico para trabalhar com os alunos nestas matérias, a gestão administrativa e pedagógica da escola decidiu implementar medidas visíveis para garantir a redução de comportamentos ambientais nocivos. Algumas dessas medidas foram: 1) colocar nos espaços públicos da escola lixeiras para separar o lixo (vidro, papel, plásticos); 2) acabar com o uso de toalhas de papel para secar as mãos; 3) pedir aos alunos para recolher tampas de plástico de garrafas e outros materiais para usar num painel de parede (os materiais que não foram utilizados foram enviados para reciclagem), 4) reduzir a quantidade de água gasto pela redução do fluxo de torneiras; 5) mudar a oferta do bar da escola tentando reduzir o consumo de alimentos pouco saudáveis, mas também alimentos que vêm de lugares distantes (implica transporte e, consequentemente, poluição) e 6) reduzir a quantidade de cópias usadas nas salas de aula. Embora estas medidas não fossem o resultado da iniciativa dos alunos, eram visíveis para toda a comunidade escolar e tiveram um impacto ambiental positivo.
As principais atividades realizadas no âmbito do THEIA foram:
1. Participação em questionários e projeto sobre a distância percorrida pelos alimentos consumidos pelos alunos;
2. Criação de uma página de blog onde estudantes e professores relataram o seu envolvimento no projeto (https://theiaper.wordpress.com)
3. Participação num concerto com grupos de música locais em Levice (Eslováquia)
4. Adaptação da música "Happy Day", cantada por todos os parceiros no jantar de despedida em Portugal
5. Ensaio aberto da Cantata Europa (16 de abril de 2015), onde o projeto THEIA foi apresentado a todos os envolvidos. Além de informações sobre os objetivos do projeto, também fizemos uma apresentação sobre o tema e o texto da cantata (relacionado com a criação e valores da Europa).
6. Criação de um painel na entrada da escola para exposição de fotos e informações relacionadas com o projeto THEIA
7. Aula de música para estudantes do Ensino Secundário em Tenerife pelos professores que se deslocaram no âmbito de uma Reunião Transnacional de Projeto
8. Participação no Concerto THEIA em Tenerife (Espanha) com um coral local
9. Planeamento, execução e apresentação do projecto artístico CANTATA EUROPA, envolvendo todos os alunos da escola, pais, professores e colaboradores das escolas parceiras locais
11. Workshop com alunos tendo como objetivo a criação de um painel de parede feito de material reciclado.
12. Workshop com alunos THEIA e alunos de escola da Galiza para participação no Concerto THEIA
13. Apresentação de obra acerca das tradições Portuguesa (Colégio Internatos dos Carvalhos) e Conto Infantil (“Margarida e as Cenouras” de Manuel Guedes) acerca de comida saudável e ambientalmente sustentável, com a participação de uma das orquestras da EMP
14. CANTATA EUROPA (Europarque) - Concerto sobre os valores europeus e criação de um património comum, valorizando a diversidade entre os países
15. CONCERTO THEIA/DIA DA EUROPA – incluiu a participação de alunos e professores das escolas parceiras e a apresentação do musical infantil “EARTH DAY”, com todos os coros infantis da EMP e orquestra.
16. CONFERÊNCIA THEIA – para apresentação e disseminação dos resultados intelectuais do projeto.

O Projeto THEIA foi o resultado de um trabalho muito implicado por parte de todos os envolvidos e denotou uma maior capacidade da EMP de desenvolver projetos de grande dimensão e com grande impacto para toda a comunidade educativa e comunidade alargada.

Eventos Associados

"De momento não existem eventos associados a este projeto internacional. Se tiver alguma dúvida saiba que nos pode contactar. Estamos disponíveis para o esclarecer."
EMP

Galeria do Projeto

"Ainda não foram adicionadas fotos ao projeto. Saiba que estamos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida. Sinta-se à vontade para nos contactar."
EMP